ONU Encoraja a Implementação de Programas Transformadores na Guiné-Bissau

O Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau incentivou o governo da coligação a implementar programas que tenham um impacto positivo na vida da população local.

O Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau incentivou o governo da coligação a implementar programas que tenham um impacto positivo na vida da população local

Antony Ohemen Boamah, em uma entrevista à Rádio Sol Mansi, destacou a importância de que as eleições não sejam apenas sobre o ato de votar, mas também sobre os resultados alcançados por meio dessas eleições. Ele elogiou a Guiné-Bissau por realizar eleições transparentes e aceitar os resultados sem contestações, enfatizando que o verdadeiro valor da democracia está nos resultados alcançados.

Durante sua recente visita ao país, o representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental, Leonardo Simão, mencionou a revisão da Constituição da República. Boamah ressaltou que a revisão constitucional deve ser um compromisso dos guineenses e está de acordo com o Acordo de Conacri. Ele enfatizou que, se os líderes guineenses chegarem a um acordo sobre a revisão, as Nações Unidas apoiarão com especialistas para acompanhar o processo.

Boamah também mencionou o apelo do vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular à comunidade internacional para ajudar a Guiné-Bissau a enfrentar os desafios financeiros herdados pelo atual governo. Ele explicou que as Nações Unidas estão apoiando o país na mobilização de recursos e no desenvolvimento, destacando a necessidade de acelerar programas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Por fim, o coordenador incentivou as autoridades guineenses a apresentarem programas específicos relacionados à segurança alimentar, ao sistema educativo e aos Cuidados Primários de Saúde na próxima cúpula da ONU em Nova Iorque.

Scroll to Top